terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O frio tom dela

Ascendido ao 2.º lugar que havia perdido quando Guimarães tentou conquistar, depois da falua da Belém SAD em Alvalade derrotar, competia ao Novo Sporting ao norte regressar e o Tondela defrontar, equipa que Pepa dizia um segredo guardar, certo que era ele o primeiro careca que a Keizer iria derrotar, em mais um duelo de treinadores sem massa capilar.
Fazia frio, seria sempre uma questão de vontade e brio o aquecimento dos motores, a disposição, entrega e superação dos jogadores, mas enquanto uns ultrapassavam as dores, outros pareciam afectados por torpores, tanto que aos 5 minutos todos ficaram a olhar quando os Brunos Fernandes e Gaspar se deixaram ficar para trás, com Xavier a cruzar para Juan Delgado, sozinho e de cabeça, perante Renan, concretizar.
De imediato respondeu o Sporting, Raphinha foi lançado em profundidade por Mathieu com um passe cruzado, tirou da frente o opositor com um cabrito tresmalhado, e depois cruzou atrasado, aparecendo Bruno Fernandes a rematar mas junto ao poste do lado errado.
Mas como estivessem anestesiados, por mais minutos que fossem jogados, pareciam não dar conta dos recados, jogavam pior à bola que sub-contratados, e apesar do aparente domínio estatístico, a verdade é que a nível contabilístico, as tentativas não davam resultados, e quase trinta minutos passados, só não foram de novo perfurados porque Tomané, também ele desmarcado por um cruzamento de Xavier, mas do outro lado, cabeceou tão picado que a bola demorou a subir e Renan desviou a bola por cima da barra, todo esticado. Só então conseguiu o Sporting alvejar a baliza, numa jogada em que Bruno Fernandes combinou com Gaspar, entrou pela direita para cruzar e Raphinha cabeceou em cheio para Cláudio Ramos, junto ao poste, a ir buscar, onde a bola foi ainda tocar.
No 2.º tempo, foi Xavier com um livre directo a tentar o aumento, defendendo Renan para canto sem grande sofrimento, e no seguinte momento, Jaquité em mais um tormento abalroou Nani e viu o 2.º amarelo, pois na 1.ª parte tinha sido admoestado por pisar Diaby no tornozelo.
Num assomo de acutilância entorpecida, foi Raphinha até à área contrária, recebendo a bola de Wendel numa jogada bem construída em zona proibida, rematando com força para Cláudio Ramos se opôr e à segunda segurar uma bola perdida, que não quis por ela entrar nem por Montero foi conseguida.
Nani foi atingido na face por Juan Delgado, mas o árbitro, um tal de Ferrari apadrinhado, via as coisas de forma esquisita, sem ser demasiado arbitrário, e não viu qualquer falta nem motivo para acção disciplinar.
Face a um adversário tão pouco esclarecido, mesmo com menos um efectivo tentava o temerário Tondela explorar o contra-ataque explosivo, e foi assim que Tomané deixou o primeiro aviso, escapando-se pela direita após um arremesso lateral, e executando um remate de ângulo reduzido quase letal, que Renan conseguiu defender (mal) num salto à Tarzan, desviando a bola para a trave completamente no ar em suspensão.
Raphinha tentou pela direita marcar, mas Cláudio Ramos mais uma vez estava lá para tapar. Após o pontapé de canto subsequente, a bola caiu à mercê de Diaby que de qualquer maneira rematou sem ser consequente. Bruno Fernandes tinha o pé frio e não quente, rematava mas acertava raramente, e quando acertou tinha gente à frente onde a bola rechaçou.
Com tamanha ineficácia ofensiva e permitindo aos caseiros perigosas saídas, perdendo bolas sucessivas principalmente do lado esquerdo, foi por aí que um passe perdido para alguém acabou por ser achado por Tomané, que novamente se aproximou da grande-área e encheu o pé, desferindo um remate tão bem executado que Renan limitou-se a projectar-se sem qualquer fé. Dois a zero, e o Novo Sporting a apanhar boné.
Logo de seguida, sentindo talvez vergonha, mesmo que só uma pinga, lá reduziu a desvantagem a equipa leonina, bola parada para a pequena-área metida, onde ao 2.º poste, por entre ressaltos em Coates e domínio improvisado de Montero, se desfez o dois a zero, ainda com Mathieu sobre a linha e em jogo a pontapear a bolinha.
A seguir continuou o show Diaby, há dias ou noites assim, um cruzamento onde foi isolado por Nani, um cabeceamento tão picado que saiu enrolado ao poste mais distante, quando só tinha Cláudio Ramos e a baliza a jusante. Bruno Fernandes só pensava em remates distantes, mas se passavam pela defesa estava lá sempre Cláudio Ramos, e depois voltava Diaby por instantes, rei das ocasiões flagrantes, também ele impedido pelo guarda-redes dos nortenhos numa mancha de joelhos. Faltava ainda o despedício final, com um passe de Bruno Fernandes tão brutal que sobrevoou toda a defesa local, levando Diaby a disparar para alcançá-lo, mas tão mal rematou que acabou por anulá-lo, de não se esforçar não se pode acusá-lo, devia era ter pés em vez de talos.
No suspiro final, antes que o apito soasse para matá-los, Mathieu foi servido na área por Wendel, pois Marcel Keizer mandara subir os centrais, cabeceando para as mãos do inevitável Cláudio Ramos.
Antes que o jogo acabasse, em nova arrancada pelo lado de Acuña, Tomané foi travado pelo argentino à entrada da área, talvez cansado de ser papado de toda a maneira, e o Ferrari vermelho entendeu que devia aproveitar para exibir-lhe o cartão amarelo, o 5.º no campeonato, que o vai deixar de fora na recepção aos corruptos do norte em Alvalade.
Aí estava mais uma prenda nesta nova anuidade, depois da derrota de Natal, eis a derrota de Reis para ficarem mais à vontade. Costuma dizer-se que a sorte sorri aos audazes, e assim foi, ganharam os menos incapazes porque os nossos rapazes, com tanta bola e oportunidades, não jogaram um boi.

⏰ INTERVALO | Tondela 1 – 0 Sporting

🦁 com mais bola, “auriverdes” com mais olhos na baliza, finda a 1ª parte
Veja outros Tweets de GoalPoint.pt ⚽

🇵🇹 FINAL | Tondela 🆚 Sporting

🦁 saem do João Cardoso com a 4ª derrota na Liga e caem para 4º, enquanto os "auriverdes" sobem para zona mais desafogada da tabela
Ratings em http://goalpoint.pt 
Veja outros Tweets de GoalPoint.pt ⚽

🇵🇹 Tondela 🆚 Sporting

Os grandes guarda-redes aparecem nas grandes ocasiões, e Cláudio Ramos voltou a fazê-lo hoje ⭐
Veja outros Tweets de GoalPoint.pt ⚽

Na Liga 🇵🇹, o Sporting somou a 2ª derrota consecutiva fora de casa

▶ V. Guimarães 1x0 Sporting
▶ TONDELA 2x1 SPORTING
Veja outros Tweets de playmakerstats

Fora de casa, no Sporting, foram mais os jogos perdidos (4) do que os ganhos (3)

Moreirense 1x3 Sporting - ✔
Braga 1x0 Sporting - ❌
Portimonense 4x2 Sporting - ❌
Santa Clara 1x2 Sporting - ✔
Rio Ave 1x3 Sporting - ✔
V. Guimarães 1x0 Sporting - ❌
TONDELA 2x1 SPORTING -❌
Veja outros Tweets de playmakerstats

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Última Profecia (?)

Só os Pategos querem a Guerra

Nem no Natal os Pategos mais Pategos, dos Javardos mais Javardos, se desmarcam do seu chavascal (os porcos)... Bom Natal, pategada estúpida ...

Mais Manás