Alerta Protecção Civil! Reporte 2023.07.08 / 04H04-04H10:
Novo avistamento de fenómeno celeste sobre a serra algarvia, no espaço aéreo a nordeste da serra de Silves. Desta vez 2 flashes luminosos de grande intensidade separados por cerca de um minuto, seguidos de ponto luminoso quase imperceptível a grande velocidade no sentido sul-norte logo após o segundo flash. Um minuto e pouco depois ponto luminoso em queda abrupta, provindo da zona de origem dos flashes.
Pode ter sido um fenómeno natural (colisão de meteoros ou detritos na atmosfera seguida de fragmentação e queda), mas o ponto luminoso quase imperceptível e ultra-rápido estranhamente cruzou o céu numa direcção intrigante, aparentemente rumo à zona de origem dos flashes e da "estrela cadente" (desvancendo-se).
Pode ser uma chuva de estrelas cadentes ou algum fenómeno electromagnético. Ou algo mais "sofisticado", seja tecnologia (humana ou não), ou de origem extra-dimensional ou espiritual (djinn/demónios/anjos).
Mais uma observação registada de fenómenos luminosos no céu nocturno.
Log file: (0)404 Δ
Analogia: o mais parecido que consigo associar ao que vi consta no vídeo abaixo. Porém foram dois flashes localizados (e não um clarão) com intervalo de um minuto; e o ponto luminoso a rasgar o céu não é o que primeiro se torna visível e se desloca lentamente (que não foi observável nada semelhante), é o que passa a rasgar de cá para lá muito rápido em poucos frames (muito idêntico), após o segundo flash. Um minuto depois, dá-se a queda do meteoro (intensamente brilhante e com rasto) sobre a serra, para oeste.
Veredicto: inconclusivo, mas talvez electromagnetismo ou uma espécie de "chuva de estrelas" (estranhamente com apenas um meteoro visível no período referido, e espaçada a intervalos praticamente regulares e algo longos entre os flashes e a queda do meteoro).
Sem comentários:
Enviar um comentário