segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crónicas de Rei-Nan - Mate ao Papa Dragão II

Quando iniciou o desafio de novo, um clássico que entretia mais que um povo, a omelete de Marcelo, o sem-cabelo já não continha o Ovo, e Jefferson assumiu o seu lugar, talvez porque o pavio curto do argentino pudesse queimar, e a equipa perder mais do que o lateral esquerdino titular.
Houve logo um momento de impacto, André Pinto continuava envolvido com o maliano chato, disputando bolas no corpo-a-corpo e no acto, um forte contacto na cana do nariz, ficando a sangrar o infeliz, e bastante combalido no momento, mas recuperando ligeiramente ganhou alento, e voltou a entrar, e enquanto pôde foi combatendo, por pouco tempo, pois passados uns minutos sentou-se e pediu a entrada do suplente, entrando Petrovic que já tinha feito aquecimento.
Era sempre mais fácil a João Pinheiro ser intolerante com o Leão e complacente com o clube nortenho, bastou ao brasileiro recém-entrado tentar um corte certeiro sobre Militão, que este viu logo motivo para um livre à entrada da área de Renan, que até foi bem cobrado por Corona, mas Ristovski mais uma vez cortou metendo a mona.
Em menos de dez minutos, mais um choque de cocorutos a causar os mesmos danos, Petrovic envolveu-se com André Pereira numa bola áerea, saltou mais alto mas acertou na cabeça alheia, e a cana do seu nariz ficou torta e vermelha, sangrando tanto que demorou a estancar a hemorragia. A maldição do septo nasal quebrado revelava-se e o Sporting parecia assombrado, começavam os cépticos a pensar que aquilo estava embruxado, que o ceptro Invernal ia ser desviado, que tanto nariz partido podia ser coisa do diabo, que aquilo era uma maré de mau fado, ou um lamiré de mau olhado, mas foi aí que o sérvio se ergueu, ainda meio afectado, mas com um semblante sério e compenetrado, virou-se para o banco e pediu um equipamento lavado, com Paulinho a dar conta do recado - era para trocar a camisola e voltar à peleja no relvado, e dar o que conseguisse até o árbitro dar o jogo como acabado, ou cair para o lado.
Os verde-e-brancos ressentiram-se com as lesões, a equipa parou e galvanizaram-se os dragões, sentindo as más sensações e o sofrimento dos leões, e carregaram sobre eles, com Coates fundamental a travar várias ocasiões, fazendo dobras e derivações, indo às sobras e às compensações, e iam ganhando cantos os morcões. Numa dessas ocasiões, Felipe subiu alto na grande-área ultrapassando as marcações, cabeceou picado para a linha de golo onde Renan topou-o, felino atirou-se e tapou antes de cair no solo, passando a bola por cima da coxa de Herrera, que estava ao 2.º poste sozinho à espera, falhando uma recarga promissora.
Corona era o elemento mais activo na direita do ataque, sempre à espreita a desgastar fosse qual fosse o lateral, e deixando o brasileiro com um olho para cada lado ajoelhado, cruzou com verve mas apanhou Petrovic atravessado, que impôs a lei do Leão magoado, e cortou mais um lance que não serve. Sérgio, o Conceição, almocreve coimbrão e homem de acção, trocou André Pereira por Fernando Andrade, a mais recente contratação portista para o ataque, vindo do Santa Clara.
A equipa leonina foi lentamente conseguindo reerguer-se, mas o jogo estava ainda emperrado, e foi assim que foi interceptado um passe de Ristovski para um Raphinha parado, que teve de fazer uma recuperação e um corte arriscado, falhando-o e pela falta sendo amarelado. Do livre resultou mais uma bola bombeada para a zona de ninguém, mas desta vez estava lá tanta gente que Bas Dost se antecipou ao Rei, cortando de cabeça para canto quando este tinha os punhos preparados e o espaço ganho.
Radosav Petrovic continuava muito activo como central de improviso, e depois de aliviar mais uma bola, foi Óliver que entrou de sola sobre Raphinha, levando com uma cartolina amarelinha.
Corona continuava dinâmico, mas entusiasmou-se tanto que ao flectir para dentro e rematar à baliza, acertou na direcção para onde dizem que ia Raphinha antes do intervalo, quando Felipe não teve outro remédio se não abalroá-lo. Brahimi serpenteava pela esquerda, mas ou avançava demasiado lesto, ou media mal a distância, ou não lhe interpretavam bem o gesto, ficando os avançados na ignorância.
Coates fez dois desarmes consecutivos do lado direito, repelindo Fernando Andrade sujeito, desarmando um cruzamento e anulando qualquer trejeito. Mais equilibrado e menos escorreito, preso pelo equilíbrio e pela falta de jeito, o jogo nos minutos seguintes foi estreito de horizontes, e bolas perdidas foram aos montes, até que numa jogada de insistência, mal resolvida devido à falta de paciência e alguma ciência, e à inexistência de organização, antes vivendo do repelão, surgiu o golo inaugural a onze minutos dos noventa, com o mexicano que fez uma cirurgia plástica porque tinha uma cara tão horrenda que não se aguenta, a fazer um movimento de fora para dentro pela esquerda, rematando à figura mas de uma forma tão tremenda que batendo a bola à frente de Renan, este bloqueou o remate com o tronco mas não conseguiu abraçá-la, e esta ficou à mercê de Marega e de Fernando, sôfregos a tentar aproveitá-la, conseguindo o segundo à segunda colocá-la.
Parecia que novo golpe do destino nos sobrepujava, se alguém não merecia aquilo era o último que falhava, mas falhou, e agora estava-se a acabar o jogo, dez minutos para dar a volta a tudo, era preciso mais que nunca um Leão raçudo, e um Keizer que quisesse algum estatuto, e este lançou Diaby tirando Gudelj de imediato, sabendo a equipa que agora havia que obter um golo, com intenção e, consequentemente, dolo.
Imediatamente na resposta Bruno Fernandes soltou Nani na esquerda, que fintou com um pouco mais de pressa e cruzou ao fundo para Bas Dost, que adiantado ainda se projectou para trás com destreza para ver se conseguia cabecear à baliza, mas saiu muito ao lado e sem força. Entenderam os papistas reter o jogo enquanto podiam, Brahimi fazendo gestos e apelando à calma, mal sabendo ele quem lhe ia dar com a alma. Petrovic continuava em acção, chateou-se com uma arbitrária decisão e protestou com irritação, sendo punido pelo árbitro que apelou à razão.
O Sporting não desistiu, procurou com o tempo a fugir o momento certo para rugir, e a bola era colocada à esquerda, para os elementos mais frescos, com Jefferson a sacar um cruzamento tão puxado que quase deixava Vaná desfeiteado, mas o guarda-redes sob a barra foi tirá-lo para canto.
Na sequência da leonina resistência, lutando contra o destino sem complacência, buscando recuperar a essência da sorte perdida, numa bola que pingava na área a que a defesa portista foi remetida, foi Diaby que fez pela vida, intrometendo-se entre a bola e a patada que Óliver lhe dirigia, mesmo à frente de João Pinheiro, que se assustou tanto que nem a via, não fosse a dupla de vídeo-árbitros de vigília, a corrigir aquilo que mais parecia uma homilia.
Bas Dost voltou a converter uma grande-penalidade, repondo a igualdade no marcador, depois de ter falhado uma no desempate anterior.
E se não fosse Vaná, nervoso pela responsabilidade e sem o carisma de Renan, tinha sido Raphinha a fazer o mate, depois de Bruno Fernandes o servir com arte, cruzando a bola sobre a defesa toda até à sua entrada ao 2.º poste, defesa milagrosa que adiou uma derrota vã, e um canto sonegado, transformado em pontapé de baliza, como quem chama tainha a um achigã, jogada que começou num lançamento lateral de Jefferson para a grande-área que Nani de cabeça disputou.
Até ao último sopro, o árbitro entendeu a martelo admoestar Bruno Fernandes e Renan a escopro, só porque perdeu alguns segundos, como se tivesse mais pressa agora que quando ganhavam os outros.
Já não interessava quem eram os mais rotos ou os mais afoitos, todos se intimidaram menos o rei deles todos, porque a profecia estava escrita desde à muito, e quando encararam Renan, na hora da verdade, nunca foram tão soltos, porque sabiam ser ele um talismã que os deixa tontos, um íman poderoso de pólo oposto. E assim estava Rei-Nan à espera deles - pronto(s)!

⏰ FINAL DOS 90’ | Porto 1 – 1 Sporting

🐉 adiantaram-se a 10 minutos do fim mas Dost atirou o jogo para os penáltis de grande penalidade, já nos descontos
Veja outros Tweets de GoalPoint.pt ⚽



Renan: "O futebol é muito louco, um jogo inteiro fechado, um clássico importante para todos, quem errar menos ganhava... O goleiro é isso, o Herrera chutou a bola, eu ataquei a bola, mas não consegui pegar"
Ver imagem no Twitter
Vitória nos pênaltis: "Eu acreditava desde o início do jogo e agora é comemorar."

Mensagem para Marcel Keizer: "Míster, parabéns para nós. Ajuda-nos bastante, é muito importante para o grupo. Estamos juntos".
Veja outros Tweets de Sporting CP Brasil

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Última Profecia (?)

Só os Pategos querem a Guerra

Nem no Natal os Pategos mais Pategos, dos Javardos mais Javardos, se desmarcam do seu chavascal (os porcos)... Bom Natal, pategada estúpida ...

Mais Manás